15 de Abril de 2024

"JESUS CRISTO RESSUSCITOU. ALELUIA! ALELUIA!"

1. Jesus Cristo, nossa Páscoa
Ressuscitou e hoje vive
Celebremos, pois a sua festa,
Na alegria da fraternidade.

Jesus Cristo está vivo,
Entre nós! Aleluia, aleluia!

2. Ele é a nossa esperança,
Com sua morte deu-nos vida.
E hoje vai conosco lado a lado,
Dando sentido ao nosso caminhar.

(Irmã Miria Koling)

Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como ele vos disse...,

Um dos primeiros sinais da ressurreição do Senhor é o túmulo vazio, sem o corpo Daquele que há três dias antes fora julgado, condenado, humilhado, crucificado e morto. A dor da perca do Senhor era tão forte que vemos os apóstolos abatidos, receosos, descrentes do testemunho das mulheres que foram ao túmulo que confirmaram a ressurreição. De fato, Ele ressuscitou como havia dito.

Nesses tempos em que a Igreja nos convida a aprofundar o itinerário da fé podemos ver nesta passagem o caminho que Pedro faz à fé. No Evangelho de João 20,1-9 vemos o itinerário crescente da fé pascal. Desde o desespero/desilusão de Madalena, passando por Pedro, meio que confuso e amedrontado, alcança-se o ápice da fé: “ele viu e acreditou”. Neste evangelho o Senhor nos convida a abandonar a desilusão e desespero da vida sem fé para abraçar a alegria da fé no ressuscitado, que nos enche de esperança e amor.

Agora somos nós, desconfiados e medrosos, que corremos para ver Jesus. Muitas preocupações surgem, há muitas pedras no caminho, como removê-las? Lembro-me de outra passagem. “A fé remove montanhas” (cf. Mateus 17,20). É isso que acontece. Nada pode deter aquelas mulheres e aqueles homens de outrora enquanto corriam em direção ao túmulo. Hoje as pedras, os obstáculos são outros. Não dá para perder tempo com os obstáculos é necessário colocar-se a caminho e correr, pois, assim temos chance de ver o Senhor.

Por isso, coragem! Não dá para ficar parado. É necessário colocar-se a caminho.


Image title


Imagem: pinterest.com