No tempo de Dom Virgílio entre tantas obras fundamentais para a pastoral da nossa Diocese, foi construída também a Cúria Diocesana, idealizada pelo padre Jorge Wostal, inaugurada e abençoada no dia 8 de dezembro de 1994.
Neste ano, o edifício que em 2012 passou por uma ampliação, completa seus 26 anos de inauguração, na solenidade da Imaculada Conceição.
A Cúria Diocesana é o “coração” da Diocese, onde o bispo diocesano atende e também é o responsável, por isso um dos seus nomes é “mitra”. Na nossa Diocese, a Cúria é composta por oito setores, sendo eles: secretaria geral, chancelaria, contabilidade, câmara eclesiástica, arquivo histórico, museu diocesano, secretaria da coordenação diocesana da ação evangelizadora e o Jornal Servindo, que é setor responsável pela comunicação da diocesana.
Atualmente, são 11 colaboradores que se dedicam diariamente em prol das funções da Diocese. Além dos colaboradores, 5 padres também têm a sua presença ativa com funções direcionadas a Cúria: Genivaldo Barboza (Vigário Geral), Adilson Naruishi (Chanceler e Coordenador do Jornal Servindo), João Donisetti Pitondo (Ecônomo), Gaspar Gonçalves (Coordenador do CDAE) e Jurandir Coronado Aguilar (Diretor responsável do arquivo histórico diocesano e do museu).
(Atuais colaboradores da Cúria)
(Cúria na sua inaugiração)