ENCERRAMENTO DO JUBILEU DA ESPERANÇA E LANÇAMENTO DO ITINERÁRIO PASTORAL 2026

29 de Dezembro de 2025

ENCERRAMENTO DO JUBILEU DA ESPERANÇA E LANÇAMENTO DO ITINERÁRIO PASTORAL 2026

A Diocese de Campo Mourão celebrou o encerramento do Jubileu da Esperança no Domingo, às 15h, no Seminário Diocesano São José. A celebração reuniu aproximadamente duas mil pessoas, provenientes das 41 paróquias da Diocese, em um forte sinal de fé, comunhão e unidade.

O momento iniciou com a acolhida das caravanas paroquiais e a entrada dos padroeiros das matrizes e capelas, expressando a diversidade e a riqueza da caminhada diocesana. Estiveram presentes o bispo diocesano, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas, que juntos participaram da Santa Missa, centro da celebração jubilar.

Ao final da Eucaristia, foi realizado o lançamento do Itinerário Pastoral 2026. Trata-se não de um novo Plano Diocesano de Pastoral, mas de um caminho de discernimento e amadurecimento que a Igreja de Campo Mourão pretende trilhar ao longo de 2026, como preparação para a elaboração do 20º Plano Diocesano de Pastoral.

O Itinerário Pastoral nasce das assembleias paroquiais e diocesanas e se estrutura a partir de três grandes linhas que emergiram da escuta do Povo de Deus: Espiritualidade, Comunhão e Organização. A partir delas, a Diocese assumirá cinco linhas de ação pastoral:

1. Reorganização e revitalização dos Conselhos paroquiais e diocesanos;

2. Mês Missionário Mariano – Missionários da Esperança nas Famílias;

3. Escola de Teologia para Leigos;

4. Implantação do Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional (SAV/PV);

5. Itinerário pastoral para casais em nova união.

Durante a celebração, houve a entrada solene dos banners com o tema e o lema do Itinerário Pastoral 2026.

Tema: “Espiritualidade que sustenta, comunhão que une e organização que gera frutos”.

Lema: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós” (Jo 15,4).

Também foram apresentados os banners das cinco linhas de ação e realizada a entrega simbólica do projeto aos padres da Diocese. Uma cópia do livreto do Itinerário Pastoral foi igualmente entregue aos leigos e leigas presentes, como sinal de corresponsabilidade e compromisso comunitário.

A celebração foi concluída com a entrada da imagem de Nossa Senhora de Fátima, momento no qual o projeto e todo o Povo de Deus foram consagrados à intercessão de Maria, lançando também o olhar para a grande missão mariana que será vivenciada pela Diocese no mês de maio.

O encerramento do Jubileu marcou, assim, não apenas a conclusão de um tempo celebrativo, mas o início de um novo processo pastoral, vivido em espírito sinodal, com esperança, escuta e compromisso com a missão evangelizadora.



Pe. Wesley de Almeida dos Santos – Coordenador Diocesano de Pastoral




Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title