DIOCESE DE CAMPO MOURÃO ANUNCIA NOMEAÇÃO DO COLÉGIO DE CONSULTORES E NOVO ECÔNOMO

06 de Junho de 2024

Dom Bruno Versari, no dia 31 de maio, anunciou a nomeação do Colégio de Consultores e do novo ecônomo diocesano. Este importante passo reflete o compromisso da diocese com a busca de bem administrar seus recursos, bem como com a colaboração e corresponsabilidade na gestão pastoral e administrativa.

De acordo com o cânon 502, §1, o Colégio de Consultores é composto por um grupo de sacerdotes escolhidos pelo bispo entre os membros do Conselho Presbiteral. Este colégio tem a função de auxiliar o bispo em diversas questões administrativas e pastorais, garantindo a continuidade da administração diocesana, especialmente em períodos de vacância da Sé Episcopal.

Além dos membros já constituídos, Pe. Adilson Naruishi, Pe. André Camilo, Pe. Gaspar Gonçalves, Pe. Genivaldo Barbosa e Pe. Pedro Speri, foi acrescentado ao grupo o Pe. Valdecir Liss.

O ecônomo diocesano é o responsável pela administração dos bens temporais da diocese, assegurando que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente. A nomeação do ecônomo foi feita pelo bispo, após consulta ao Colégio de Consultores e outros sacerdotes que indicaram o Pe. Adilson Naruishi, que também é chanceler da diocese.

Com essas nomeações, Dom Bruno sugere que a diocese procure viver a dinâmica de uma Igreja sinodal e corresponsável, alinhada com o pedido do Papa Francisco. “O Papa tem reiterado a importância de uma Igreja que escuta e caminha junto com o povo de Deus. Nesse contexto, a formação do Colégio de Consultores e a nomeação do ecônomo são expressões concretas dessa sinodalidade, onde o bispo atua em comunhão com seus presbíteros e leigos”, disse o bispo.

O bispo diocesano, Dom Bruno, expressou sua confiança nos membros empossados e destacou a importância de trabalhar juntos para o crescimento espiritual e material da diocese. “Essas nomeações são um passo significativo para garantir que nossa diocese continue a ser um farol de fé, esperança e caridade”, afirmou.