Primeiro Caminho Iniciático de Santiago de Compostela é apresentado em Curitiba

17 de Julho de 2023

Primeiro Caminho Iniciático de Santiago de Compostela é apresentado em Curitiba

Na quinta-feira, 6 de julho, foi apresentado no Palácio do Governo de Curitiba, o PLANO DIRETOR do Primeiro Caminho Iniciático de Santiago de Compostela entre Campo Mourão e Fênix, passando por Corumbataí do Sul e Barbosa Ferraz.

O plano Diretor foi apresentado por Dom Alejandro Rubin Carballo, presidente de Asicotur e Chanceler da Ordem de Caminho de Santiago da Espanha. Estavam presentes o Vice-governador do Paraná, Darci Piana, o Deputado Federal Ricardo Barros, entre outros. A apresentação contou também com a presença do Padre Sertanejo, Alessandro Campos.

Estiveram presentes representando a nossa Diocese de Campo Mourão o Pe. Adilson Naruishi, o assessor da Pastoral do Turismo Religioso, padre Gaspar Gonçalves; o coordenador diocesano de Pastoral, padre Wesley Almeida; o pároco de Corumbataí do Sul, padre Gianny Bento; e o pároco de Barbosa Ferraz, padre Carlos Candido. Também esteve presente o Padre Valdecir. Secretário da CNBB Sul 2, os prefeitos dos 4 municípios, Tauillo Tezelli, Alexandre Donato, Edenilson Miliossi e Altair Molina.

A implantação do Caminho Iniciático de Santiago de Compostela foi apresentada e assinada em dezembro do ano passado, durante o evento Governo 5.0. O trajeto, de cerca de 100 quilômetros, vai ligar Campo Mourão a Fênix, passando também pelos municípios de Corumbataí do Sul e Barbosa Ferraz, com a maior parte do roteiro percorrendo áreas rurais. O Caminho tem 104 km em sua totalidade, consta de 5 etapas, passando por Santuários, paróquias, catedral, vales, trilhas, cachoeiras, morros e finalizando na Villa Rica de Espírito Santo no município de Fênix. Embora com as Trilhas já abertas, parte das vias terão que passar por algumas melhorias, principalmente, em relação a sinalização.

No plano diretor foi apresentado a necessidade de alojamentos, pousadas, além de uma ampla organização no caminho. Segundo o estudo, ao todo, serão necessários cerca de R$ 4 milhões para a consolidação do projeto. No primeiro momento, será necessário a criação de uma entidade capaz de gerenciar o novo caminho, que será responsável em unir e executar as tarefas: marketing, publicidade em redes sociais e feiras, assim como o recrutamento de pessoas técnicas para direcionar os peregrinos.

Darci Piana, vice-governador do Paraná e Presidente da Fecomercio-Pr, disse que o evento de hoje não é uma coincidência. “Há 17 anos eu fui instigado por Ruben Moyano lá em Campo Mourão. Na época, ele me pedia para ajudar no turismo religioso. Desde então, nunca mais parou de ficar no meu pé”, brincou ele. “Então, foi em Campo Mourão que nasceu a preocupação nossa com o Turismo Religioso. Hoje temos o Turismo Religioso mais organizado do país. Não foi por coincidência. Estou muito feliz com isso”, disse. O Governador afirmou buscar os recursos necessários para viabilizar o projeto. “O Senac e Sebrae vai ajudar, sem nenhum custo”, concluiu.

O Caminho Iniciático de Santiago de Compostela chegou no Paraná, utilizando como base as ações da Rota da Fé (63 edições). Depois do sucesso e fomento turístico da Rota da Fé – iniciativa criada em 2007 (Fundação São José) e premiada internacionalmente como Excelência Turística em Madrid (FIT – Feira Internacional de Turismo) como promotora do turismo religioso no Estado. Com isso, o Estado do Paraná passa a ter um Caminho Iniciático de Santiago de Compostela, na vanguarda do Brasil e o primeiro fora da própria Espanha.Image title