Encontro de formação para Leitores na Diocese de Campo Mourão

14 de Julho de 2023

Encontro de formação para Leitores na Diocese de Campo Mourão

Na última quinta-feira, 13 de julho, aconteceu mais um encontro de formação para Leitores na Diocese de Campo Mourão. Na caminhada pastoral de nossas comunidades, um dos elementos fundamentais é a formação dos leigos, como vemos no Documento de Aparecida que aponta uma urgência da participação dos leigos e leigas na vida e ação da Igreja.  Atualmente temos mais de 1800 leigos de toda a diocese participando deste encontro de formação. As formações estão acontecendo a cada quinze dias, de modo híbrido. Os leigos se reúnem nas suas paróquias e capelas, e os formadores transmitem as formações direto de Campo Mourão.

“O projeto pastoral da diocese, caminho de pastoral orgânica, deve ser uma resposta consciente e eficaz para atender as exigências do mundo de hoje com indicações programáticas concretas, objetivos e métodos de trabalho, de formação e valorização dos agentes e da procura dos meios necessários que permitam que o anúncio de Cristo chegue às pessoas, modele as comunidades e incida profundamente na sociedade e na cultura mediante o testemunho dos valores evangélicos. Os leigos devem participar do discernimento, da tomada de decisões, do planejamento e da execução” (DAp. 371).

Imbuídos pela sinodalidade, nesse bonito processo de escuta a tantas necessidades de nossa Igreja Diocesana, oferecemos a Formação para Leitores da diocese de Campo Mourão. O leitor tem uma função própria a exercer (IGMR, n. 99; OLM, n. 49.51). O Ofício de proferir as leituras não é função presidencial (IGMR, n. 59; OLM, n. 52). Não havendo salmista, pode proferir também o salmo responsorial depois da primeira leitura (IGMR, n. 196).

Para que os fiéis cheguem a adquirir uma estima viva da Sagrada Escritura pela audição das leituras divinas, é necessário que os leitores que desempenham esse ministério, embora não tenham sido oficialmente instituídos nele, sejam realmente aptos e estejam cuidadosamente preparados. Esta preparação deve ser em primeiro lugar espiritual, mas é necessária também a preparação técnica. A preparação espiritual supõe pelo menos dupla instrução: BÍBLICA E LITÚRGICA.

A instrução bíblica deve encaminhar-se no sentido de que os leitores possam compreender as leituras em seu contexto próprio e entender à luz da fé o núcleo central da mensagem revelada. E a instrução litúrgica deve facilitar aos leitores certa percepção do sentido e da estrutura da Liturgia da Palavra e sua relação com a Liturgia Eucarística. A preparação TÉCNICA deve capacitar os leitores para que se tornem sempre mais aptos na arte de ler diante do povo, seja de viva voz, seja com ajuda de instrumentos modernos para a amplificação da voz” (OLM, n. 55).

Confira os registros de algumas paróquias e capelas.

Envie também sua foto para nós no whats: 44-99803-3137 (Jornal Servindo)