38ª Semana de Oração pelos Migrantes

19 de Junho de 2023

38ª Semana de Oração pelos Migrantes

Ontem, dia 18 de junho, na Catedral São José de Campo Mourão, aconteceu a abertura da 38ª Semana de Oração pelos Migrantes.

A Semana do migrante, que acontece entre os dias 18 a 25 de junho, é uma parceria da igreja com a ação social, as prefeituras, outras denominações religiosas e outros setores da sociedade que também se empenham nesse trabalho. E tem como tema: “Migração e Soberania Alimentar” e o lema “Para o Migrante, Pátria é a terra que lhe dá o Pão”. Sabemos que a fome é uma das causas das migrações e por isso, a reflexão que vem de acordo com o tema que a Campanha da Fraternidade nos propunha este ano: “Fraternidade e Fome”.

A Diocese de Campo Mourão tem como uma das instituições sociais, a Cáritas Diocesana que tem o objetivo de promover a vida e dignidade do ser humano em todas as suas realidades, desenvolvendo trabalhos muito importantes no auxílio e cuidados daqueles que, de nós, precisam de apoio. ,A missa presidida pelo Padre Wesley com a presença do diácono José Pereira, iniciou-se acolhendo as autoridades políticas, a presidente da Ação Social e a presidente da Cáritas Diocesana de Campo Mourão. Em sua fala, o Pe. Wesley destacou que a “igreja dentre suas inúmeras ações, também tem uma parte muito importante que é a dimensão social e auxilio aqueles que necessitam em suas mais diversas realidades.”

Queremos, portanto, como igreja viva, na Diocese de Campo Mourão, rezar por todos os migrantes que povoam nossa região, que não são poucos. E nós como igreja, temos respondidos a esses desafios por meio das Cáritas Diocesanas, que tem a missão de testemunhar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo. Na celebração aconteceu a acolhida dos irmãos migrantes e suas bandeiras de Cuba, Angola, África do Sul, Colômbia, Venezuela, Irã, Paraguai, Haiti, Peru, Equador, Japão, Uruguai, Nigéria, Senegal, Marrocos, Síria, Chile, Argentina, Ucrânia e Egito.