A devoção aos Santos Pastorinhos - 10 anos do milagre

03 de Abril de 2023

A devoção aos Santos Pastorinhos - 10 anos do milagre

Em março de 2013, Lucas de cinco anos, enquanto brincava com sua irmã na casa da avó, em Juranda, perdeu o equilíbrio perto da janela e caiu de uma altura de 6,5 metros. A queda ocasionou um traumatismo craniano grave, com perda de tecido cerebral no lóbulo frontal esquerdo. O menino Lucas foi levado ao hospital local, mas devido a gravidade, foi transferido para a Santa Casa de Campo Mourão. Chegando em coma e tendo duas paradas cardíacas, Lucas foi submetido a uma cirurgia de urgência. Os médicos não deram esperanças de vida, e disseram também que se caso o menino sobrevivesse poderia ficar em estado vegetativo.

A família pediu orações para as Irmãs Carmelitas de Campo Mourão, e da mesma maneira toda a família se colocou em oração, juntamente com os amigos de Juranda, pedindo a intercessão dos Beatos Jacinta e Francisco Marto. Dois dias depois, dia 9 de março, Lucas foi extubado, acordando bem e perguntando da irmã. No dia 11 de março saiu da UTI e, no dia 15, recebeu alta sem evidências de dano neurológico ou cognitivo.

Em 2017, a Santa Sé reconheceu o milagre concedido a Lucas por meio dos Pastorinhos, tornando possível a canonização das primeiras crianças santas não martirizadas. A celebração de canonização aconteceu na mesma data que se comemora o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima. Na homilia da celebração da canonização o Papa Francisco disse que “Fátima é, sobretudo, este manto de Luz que nos cobre, aqui como em qualquer outro lugar da Terra quando nos refugiamos sob a proteção da Virgem Mãe para Lhe pedir, como ensina a Salve Rainha, mostrai-nos Jesus” (PAPA FRANCISCO, 2017).

A vocação para o turismo religioso em Juranda começou com a história de Lucas, que fundamentou o processo de canonização dos irmãos Jacinta e Francisco. Em pouco tempo, o município foi se tornando conhecido no Brasil e no mundo católico. Com a grande movimentação da cidade, o poder público da cidade deu início ao projeto que foi recém lançado em Juranda.

Para o jovem Lucas, “Juranda Além do Milagre”, é um projeto com o intuito de “aumentar a devoção dos Santos Francisco e Jacinta Marto e também, uma forma de agradecimento da população de Juranda”. Lucas, também aproveita e nos aconselha a “manter as orações com a família e seguirem os conselhos dos Santos Pastorinhos, que são: a adoração, contemplação, devoção e a oração.”

O projeto de turismo religioso, de acordo com a prefeita Leila Amadei, tem o intuído de estruturar e arquitetar a cidade para promover eventos de espiritualidade, e é constituído em 4 partes: O Marco Zero, O Milagre de Juranda, o Memorial do Milagre e o Parque Temático do Milagre.

A Rota da Fé, atividade da Pastoral do Turismo Religioso da diocese de Campo Mourão, esteve presente com uma edição especial em celebração ao dia dos Santos Pastorinhos de Fátima. A programação da Rota da Fé contou com a Trilha Ecológica em Juranda, oração do Terço, missa, homenagem do menino Lucas e Família, procissão luminosa, visita à Exposição Documental do Milagre e Marco Zero, Apresentação do Projeto Turismo Religioso e Rural, terminando com o show da Banda Rosa de Saron, em Juranda.