Primeira reunião do Conselho Diocesano de Pastoral

18 de Fevereiro de 2023

Primeira reunião do Conselho Diocesano de Pastoral

No dia 18 de fevereiro, aconteceu no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, a primeira reunião do Conselho Diocesano de Pastoral. Esteve presente coordenadores e representantes das Pastorais, Movimentos e Serviços da Diocese.

A partir das conclusões da 43ª Assembleia Diocesana, os coordenadores tiveram a oportunidade de apontar linhas de trabalho para a elaboração do Plano Diocesano de Ação Evangelizadora. Os próximos passos serão marcados por uma reunião com todos os padre assessores, e depois apresentado um primeiro esquema para a construção do Plano de Pastoral, a partir das Diretrizes Gerais da Evangelização no Brasil e do Regional Sul II CNBB.

O encontro foi muito frutuoso, e nos anima para a caminha de evangelização em nossa diocese. A Missão da Igreja é sempre a mesma: anunciar o Evangelho, “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Essa missão é parte essencial da sua identidade. Porém, cada época, o mundo tem características próprias, e exige uma evangelização própria ao tempo atual.

A partir da sinodalidade queremos caminhar juntos: “é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio” porque é uma “dimensão constitutiva da Igreja”.