Rota da Fé recebe prêmio internacional

04 de Fevereiro de 2023

Rota da Fé recebe prêmio internacional

O projeto Rota da Fé presente em nossa diocese, recebeu no último dia 18 de janeiro, em Madri, na Espanha, o prêmio Excelências Turísticas 2022.

O idealizador e coordenador técnico da Rota da Fé, Ruben Moyano, esteve presente no evento para receber pessoalmente a premiação em reconhecimento à atuação em prol do turismo religioso e responsável, que foi entregue durante a Feria Internacional de Turismo (FITUR), uma das principais feiras de turismo de todo o mundo.

A Rota da Fé foi a única representante do Brasil nessa edição da premiação internacional criada em 2005 pelo grupo editorial espanhol Excelencias, que tem destacada atuação nos segmentos de turismo e gastronomia, entre outros.

A Rota da Fé é uma iniciativa de turismo religioso que consiste na realização de romarias regionais de curta distância que alternam trechos percorridos à pé e ônibus, passando por igrejas, comunidades, em sua grande parte, passando por caminhos em meio a natureza.

Criada em 2007 por leigos da Diocese de Campo Mourão, a romaria surgiu como proposta de oferta de uma atividade sem complexidade que pudesse reunir toda a família dos participantes, inclusive crianças e idosos.

Organizada pela Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas, a Rota da Fé completa em 2023 dezesseis anos de sucesso, com 62 edições realizadas e um acumulado de dezenas de milhares de participantes.

Não é a primeira vez que a Rota da Fé recebe reconhecimento internacional. No dia 18 de novembro de 2022, foi assinado em Foz do Iguaçu um convênio no qual a Rota da Fé terá um trecho fixo conhecido como Caminho Iniciático de Santiago de Compostela, que será o primeiro oficialmente reconhecido a ser implantado fora da Europa.

A proposta é que essa seja uma nova rota de peregrinação permanente que sirva como etapa inicial para peregrinos que pretendem percorrer o tradicional Caminho de Santiago de Compostela (o Caminho de Santiago), na Espanha.