Diocese promoveu o Segundo Encontro Vocacional de 2022

08 de Novembro de 2022

Diocese promoveu o Segundo Encontro Vocacional de 2022

Nos dias 05 e 06 de novembro, no Seminário Propedêutico São José, em Campo Mourão, aconteceu o segundo encontro vocacional de 2022. Nesse evento, quatorze jovens de diversas paróquias da diocese passaram dois dias envolvidos em inúmeras atividades em vista de um futuro ingresso no processo formativo para o exercício do ministério presbiteral.

As atividades se iniciaram oficialmente dia 05 – sábado – às nove horas da manhã, com oração comunitária conduzida pelos seminaristas da casa. Depois, os vocacionados tiveram uma breve conversa com o seminarista da etapa da configuração, Milton Grégory Greco. Durante a tarde, os jovens tomaram parte nos trabalhos externos do seminário e, posteriormente, praticaram esportes. Durante a noite, Pe. João Donisetti Pitondo – reitor do propedêutico – presidiu a Santa Missa. Por fim, como última atividade do dia, rezou-se o Santo Terço em prol das vocações.

No outro dia, domingo – dia 06 – as atividades se iniciaram às sete horas com oração comunitária. Prosseguindo, os vocacionados tiveram uma conversa em grupo com a psicóloga Lilian Barion. Além disso, os jovens que já poderiam iniciar o processo formativo em 2023 no Seminário São José (rapazes terminando ou com ensino médio completo) conversaram individualmente com a profissional. Depois, os seminaristas do propedêutico falaram com os participantes do encontro sobre as etapas formativas e conversaram sobre temas associados à vocação. Por fim, rezou-se – em comunidade – a Liturgia das Horas e os vocacionados seguiram para a Catedral, onde participaram da ordenação do agora Diácono Alex Paiva, encerrando, assim, o encontro.

A vocação presbiteral é de fundamental importância para a Igreja, tal como indica São João Paulo II no primeiro número de sua encíclica Pastores Dabo Vobis: “Sem sacerdotes, de fato, a Igreja não poderia viver aquela fundamental obediência que está no próprio coração da sua existência e da sua missão”. Desse modo, todos os fiéis da Diocese de Campo Mourão, com a esperança de terem seus clamores ouvidos por Deus, devem rezar e instigar os demais a rezarem pelas vocações.