Celebração de encerramento da fase diocesana do Sínodo

01 de Agosto de 2022

Celebração de encerramento da fase diocesana do Sínodo

No dia 31 de julho, aconteceu na Catedral São José, a celebração de encerramento da fase diocesana do Sínodo dos Bispos. Dom Bruno Versari, bispo da diocese, celebrou a Santa Missa, com a presença da equipe diocesana, e concelebrada pelos padres e diáconos da diocese e também com a participação das duplas responsáveis pela fase paroquial, os “missionários do Sínodo”.

Em sua homilia, o bispo fez referência a equipe diocesana e o trabalho desenvolvido para produzir a síntese final, que foi enviada para a CNBB. “Quero agradecer a todos por esse trabalho cansativo, mas gratificante”, destacou o Dom Bruno. Sua reflexão foi baseada nos trabalhos realizados e sua expectativa em relação ao que a diocese precisa caminhar. Para o bispo, dois elementos são essenciais para uma boa sinodalidade, oração e trabalho.

Ao final da celebração, Adaiane Giovanni, membro da equipe diocesana responsável pelo Sínodo, fez a apresentação do material desenvolvido com ajuda de todos os missionários, e o grandioso trabalho para que esse Sínodo pudesse escutar todo o povo de Deus,em especial os excluídos e vulneráveis.

A Síntese Diocesana é o resumo de outras 60 sínteses, fruto de um material rico que envolveu mais de dez mil pessoas nas paróquias, instituições, grupos, seminários e on-line.

Após a bênção, o bispo junto com a equipe diocesana, entregou uma cópia da síntese, para o clero e os missionários, para que pudessem levar para sua paróquia e divulgar o material.

Acesse o material da Síntese Diocese on-line clicando no link: