14 jovens participam do 2º Encontro Vocacional do ano

18 de Outubro de 2021

14 jovens participam do 2º Encontro Vocacional do ano

Entre os dias 15 a 17 de outubro, aconteceu o 2º Encontro Vocacional do ano. 14 jovens da Diocese se reuniram no Seminário Propedêutico São José em Campo Mourão para se aprofundar na caminhada vocacional. O encontro foi marcado por diversas atividades, iniciando com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Bruno.

Durante os três dias os vocacionados tiveram a possibilidade de participar de formações, principalmente sobre a temática da vocação. Uma delas foi feita pelo padre Rodrigo, que é diretor espiritual do Seminário Propedêutico. Ao longo de sua fala o padre abordou as vocações fundamentais e as vocações específicas, dando destaque a vocação sacerdotal. Na oportunidade partilhou sobre a sua vocação e os desafios enfrentados ao longo do processo formativo e exercício espiritual.

Estiveram presente no estágio o seminarista Waldir Romero falando sobre a vida, as etapas formativas, bem como as dimensões que são observadas na caminhada vocacional, e também o Diácono Arison Nunes, que falou com eles sobre o diaconato permanente.

Para enriquecer ainda mais o encontro, vários momentos de partilha com os seminaristas propedeutas, compartilhando sobre a vida no seminário, a rotina dos seminaristas, o cuidado com a casa e tantos outros assuntos, foi essencial para mostrar aos jovens como se faz o processo de caminhada no dia a dia.

Uma participação muito rica no estágio foi a presença do Movimento Serra, que em um dos momentos de espiritualidade do encontro, conduziram a oração da Via Sacra com os vocacionados. O Movimento Serra é importante para os nossos seminários diocesanos, pois é um movimento voltado ao serviço das vocações. Na ocasião, os serranos conheceram os vocacionados e após a Via Sacra, os serranos ofereceram um rodízio de pizza para os jovens.

Para o padre João Donisetti, reitor do Seminário, o encontro foi marcante na vida de todos os envolvidos. Durante a sua homilia na missa de encerramento, fez questão de destacar a importância da missão do discípulo de Jesus que não deve ser pautada na busca pela honra e glória advinda dos homens, mas sim em colocar a serviço do mestre.

Durante o encontro, houve uma roda de conversa com a psicóloga Lilian, que apresentou seu trabalho desenvolvido com os seminaristas da diocese. Na oportunidade os vocacionados que atendem os requisitos para entrar no Seminário em 2022, tiveram atendimento individual com padre Rodrigo e com a Dra. Lilian.

Para o vocacionado Lucas Leão, da Paróquia São Francisco de Assis do distrito de Águas de Juremas, a convivência foi ótima. “Sei que desafios vão surgir neste percurso, e que a caminhada é longa, não quero fugir deles, mas sim enfrenta-los. No estágio pude ver como é um pouco a rotina de um seminarista, vi como o estudo, a oração, a alimentação e o lazer, na medida certa, são fundamentais para um bom preparo daqueles que pela graça de Deus poderão ser ordenados sacerdotes um dia. O estágio é importante para que aqueles que não conhecem o funcionamento de um seminário aprenda na prática e no convívio como é”, afirmou vocacionado Lucas.

Para o jovem que gostaria de conhecer o seminário, e as vezes não conseguem tomar a iniciativa, o jovem Lucas deixa um convite: “não perca tempo. Se sente uma inquietação, uma certa vontade e ‘admiração’, vá, coragem, Deus te chama. Fazer um estágio não é perder tempo, mas sim ganhar uma experiência maravilhosa”.Image title