Histórico do Padre Valdomiro Pinto Rosa

24 de Julho de 2021

Histórico do Padre Valdomiro Pinto Rosa

Valdomiro Pinto Rosa, filho de Júlio Pinto Rosa e Aparecida Tereza de Oliveira, nasceu em Candido Mota-SP em 20/08/1956.

Foi Batizado na Paróquia Nossa Senhora das Dores, cidade Candido Mota-SP, Diocese de Assis-SP, no dia 10/10/1956. Crismado na Paróquia Nossa Senhora das Graças, Barbosa Ferraz-PR, no dia 23/05/1976 pelo Bispo Dom Eliseu Simões Mendes.

Ingressou no Seminário São José no dia 14/01/1984, com 28 anos de idade, incentivado e encaminhado pelo então Pe. José Brand e pelo Pe. Ademar Oliveira Lins. Conclui o segundo grau em 28/05/1985, Filosofia no Instituto Filosófico de Maringá em dezembro de 1988, teologia no Instituto Paulo VI, Londrina-PR em novembro de 1992.

Recebeu o Ministério do Acolitato no dia 26/06/1989 no Seminário São José. Sua ordenação diaconal ocorreu no dia 19/07/1992 na Paróquia São Pedro, em Roncador-PR, pelo então Bispo Dom Virgílio de Pauli.

Após alguns meses de exercício do ministério diaconal, servido ao povo de Deus na caridade, foi ordenado Presbítero na Comunidade São José, Ourilândia-PR, no dia 13/12/1992, também pelo bispo da época, Dom Virgílio de Pauli.

Em 15/12/1992 foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia Santa Edwiges (Distrito de Bourbônia), de Barbosa Ferraz, acumulando ao mesmo tempo a função de vice-reitor do Seminário São José em Campo Mourão-PR. No dia 28/11/1993 assumiu como pároco na Paróquia Santa Edwiges. Em 03/04/1994 pediu para o então Bispo Dom Virgílio para ficar apenas com a reitoria do Seminário São José.

Em 08/05/1995 foi nomeado Vigário Paroquial da Paroquia Santo Antônio, em Farol-PR.

Com a Diocese sob os cuidados de Dom Mauro Aparecido dos Santos, no dia 06/02/2000, foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora da Guia em Boa Esperança-PR.

Em 06/02/2018 foi nomeado por Dom Bruno Versari como pároco da Paróquia São José Operário em Rancho Alegre D´Oeste, onde estava até agora como pastor da comunidade.

Além de ser um grande apaixonado pela pesca, durante seu ministério, foi assessor da liturgia na Diocese de Campo Mourão-PR, professor no Seminário Menor e também na Escola de Teologia para Leigos. Também fui um grande articulador de encontros diocesanos, celebrações, concentrações de pastorais e movimentos, que teve a oportunidade de assessorar ao longo dos 29 anos de ministério presbiteral.

Em seu testamento espiritual escreveu: “quando essa ocasião (da morte), me vier ocorrer, é o meu desejo que o mesmo (funeral) seja realizado em Campo Mourão. Afinal, essa é a minha amada diocese, é a minha casa, minha família mais próxima, o chão onde está plantado o meu coração, o meu amor e o meu sentimento de existir. Desejo que o meu bispo e os meus irmãos presbíteros, nessa ocasião, realizem a minha vontade”.

Hoje (24/07/2021), o Pe. Valdomiro P. Rosa foi transferido da Paróquia São José Operário, para conviver na eternidade na comunhão dos Anjos e Santos.

Unamos nossas súplicas pelo seu descanso eterno, e pelo conforto de todos que sentirem a sua partida do meio de nós.

Posse do padre na Paróquia São José Operário