12 de Fevereiro de 2024

"CAMPANHA DA FRATERNIDADE – 2024"

O Tempo da Quaresma inicia na Quarta-Feira de Cinzas, dia 14 de fevereiro, e vai até quinta-feira da Semana Santa, dia 28 de março. Este é um período oportuno de conversão de viver aquilo que ouvimos quando recebemos as cinzas: “Arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). É um tempo marcado por oração, jejum e esmola.

A Campanha da Fraternidade nasceu em 1964 como uma ação evangelizadora de toda a Igreja do Brasil. Em cada ano foi proposto uma ação em conjunto. Este ano o tema é: FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL.  E o lema é: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8).

Nossa fé nos recorda que somos todos irmãos e irmãs, criados a imagem de Deus, todos temos a mesma natureza e origem e todos fomos remidos por Cristo. São Paulo nos lembra: “Com efeito, vós todos sois filhos de Deus pela fé no Cristo Jesus. Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestiste de Cristo. Não há judeu ou grego, escravo ou livre, homem ou mulher, pois todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gálatas 3,26-28).

Mas, afinal, o que é amizade social? Vamos buscar as respostas que o Papa Francisco escreveu na Carta Encíclica Fratelli Tutti no ano 2020.

Amizade social é “amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço” (FT, n.1); “é o desejo de abraçar a todos” (FT, n.3); é “uma fraternidade, que permite reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas, independente da sua proximidade física” (FT, n.1); é “comunicar com a vida o amor de Deus” (FT, n.4).

O pecado que entra sorrateiramente na vida, vai corroendo o coração das pessoas, as distância do plano de Deus e faz enxergar somente as diferenças, divergências e oposições, aos poucos se distancia da graça. Chega a pensar que nada mais vale a pena. Neste tempo de quaresma, somos chamados a aprender ouvir, a dedicar tempo aos outros, a construir amigos de perto, mas também saber aproximar dos que se distanciaram. É tempo de reconciliação.

Quero convidar você para participar intensamente deste tempo quaresmal. Tempo de experimentar mais de perto a graça de Deus. Participe da celebração da Santa Missa e receba as cinzas como início de uma caminhada penitencial. Participe das celebrações eucarísticas todos os domingos, quem puder, todos os dias. Vai se preparando para fazer uma boa confissão. Participe das reuniões dos grupos e das Via Sacras. Semana Santa, não é feriado, é dia Santo. Dias para se viver uma espiritualidade profunda da fé naquele que deu sua vida para nos salvar. Boa quaresma para você.