19 de Dezembro de 2023

"O NATAL QUE PODE ACONTECER"

No Tempo do Advento, 4 semanas antes do Natal, nossa Igreja oferece textos para reunião em família, textos litúrgicos apropriados para cada dia da semana e para cada um dos quatro Domingos do Advento. Tudo para preparar-se bem para o nascimento do Menino Deus. Uma imagem que vem à mente é José puxando o burrinho com Maria encima. Chega na cidade e procura hospedagem. Ninguém se atenta que aquele casal procura um lugar para ficar. Todos estão preocupados com seus afazeres. Como! Hospedar um casal de andarilho em nossa casa? Nossa tradição não permite, somos fiéis à lei e não podemos nos contaminar com estranhos. Ninguém imaginava que aquele nascituro era Jesus.

O evangelista São João nos ensina que a “Palavra se fez carne e veio morar entre nós” (Jo 1,14). Hoje são outros que passam de porta em porta anunciando “O Reino de Deus está no meio de vós” (Lc 17,21). Pode acontecer que muitos preocupados consigo mesmos, ocupados com a sua salvação não conseguem perceber quem chega à sua porta e bate. Como no tempo de José e Maria, nesta casa não tem lugar para mais ninguém. Vamos seguir, quem sabe alguém de bom coração nos acolha, ou quem sabe aonde moram os animais encontramos hospedagem.

Neste Tempo do Advento é fundamental a preparação para o dia de Natal. A reunião em família, a reunião em pequenos grupos com os vizinhos, nas comunidades de Igreja, mesmo que em grupos pequenos, pois ali, numa experiência sinodal, é mais fácil escutar a voz do Espírito Santo. “Hoje para nós nasceu um Salvado, a Palavra se fez carne e habita entre nós”. Aí todos podem cantar: “Natal é vida que nasce. Natal é Cristo que vem. Nós somos o seu presépio e a nossa casa é Belém”. Porque não dizer: Natal é todo dia, aqui em casa tem lugar para Jesus, José e Maria, mas cabe os amigos, os vizinhos e os que precisam de alguma ajuda também.

Desejo Feliz e Santo Natal a todos. Certos de que estarão atentos com o Cristo que passa de porta em porta, na casa que encontrar as portas abertas vai chegar para ficar. Aí o Natal é todo dia.

Um abençoado Ano Novo. Que Deus nos dê sabedoria para contornar os obstáculos, humildade para corrigir e muita fé para superar as dificuldades e juntos possamos construir um mundo melhor.

Deus abençoe todas as famílias.