02 de Dezembro de 2022

"O Verbo se fez carne"

No início do Evangelho de São João ele coloca um texto conhecido como prólogo, é como o resumo do todo o Evangelho. A frase mais importante deste prólogo é: “A Palavra se fez carne e habitou entre nós” (João 1,14). É a encarnação da Palavra que assume nossa condição humana em sua fraqueza. Ele se fez igual a nós em tudo, menos no pecado (Hb 4,15). Para salvar a humanidade, Deus se torna humano, solidário conosco. Assim Jesus é o verdadeiro homem novo, entra na história humana. Ele habitou entre nós, literalmente “armou sua tenda no meio de nós.

A grandeza de Deus se encarna. Deus se torna pequeno e humilde para revelar seu rosto de amor e misericórdia. A terra não é mais a mesma a partir deste momento único. Ela recebe a visita de quem tudo criou. Veio para o que era seu para resgatar a dignidade perdida com o pecado e nos dizer que aqui deve ser o que foi desde a criação, o jardim, lugar da vida e da vida em abundância para todos (Jo 10,10).

É Natal! É nascimento. É princípio novamente. E para nós, hoje é o momento da alegria verdadeira dos filhos de Deus e tempo para darmos o testemunho de fidelidade e demonstrar a nossa fé em Jesus Cristo.

Natal é tempo de celebrar a fé em Jesus o Filho de Deus que veio ao mundo por meio de Maria. Natal é tempo de reunir a família e celebrar a alegria da vida de Deus em nós. Natal é tempo de celebrar o grande mistério da fé que se repete em cada eucaristia que celebramos. Natal é festa da Luz de Deus a nos iluminar.

Desejo a todos os diocesanos um FELIZ E ABENÇOADO NATAL. E que o ANO NOVO seja cheio de saúde e de paz.