12 de Stembro de 2022

"Sínodo e Sinodalidade"

Sínodo é um caminho que o povo de Deus percorre juntos. Realizar um sínodo é viver em sinodalidade, isto é, sob a luz do Espírito Santo viver na Igreja a missão de anunciar o Evangelho.

O Papa Francisco no dia 10 de outubro de 2021 fez a abertura do “Sínodo para os Bispos” e propôs como tema: “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”.

O processo sinodal vai durar dois anos, a primeira fase inicia nas dioceses e paróquias, a segunda fase em nível de CNBB e América Latina e a última “fase da Igreja Universal” que culminará em Roma no “Sínodo dos Bispos”, em outubro de 2023.

Cada Diocese ficou encarregada de organizar junto das paróquias o processo de escuta. Em nossa diocese fizemos a abertura do Sínodo dia 17 de outubro de 2021.

Dentro do processo Sinodal estava previsto que ao concluir a escuta nas paróquias a equipe do sínodo paroquial fizesse a “síntese paroquial” e deveriam entregar para a equipe central do sínodo até o final do mês de junho.

Foram entregues 60 sínteses, vindas das paróquias, de entidades e de pessoas individualmente. A equipe diocesana do Sínodo fez um trabalho intenso para compor uma única síntese. No dia 30 de julho em uma celebração solene na Catedral São José, na presença dos padres, diáconos, religiosas e lideranças. Foi entregue “SINTESE DIOCESANA”.

O que estamos aprendendo com tudo isso?

Podemos dizer que a sinodalidade representa a via mestra para a Igreja, chamada a renovar-se sob a ação do Espírito e graças à escuta da Palavra. A capacidade de imaginar um futuro diferente para a Igreja e para as suas instituições, à altura da missão recebida, depende em grande medida da escolha de encetar processos de escuta, diálogo e discernimento comunitário, em que todos e cada um possam participar e contribuir. Ao mesmo tempo, a escolha de “caminhar juntos” constitui um sinal profético para uma família humana que tem necessidade de um projeto comum, apto a perseguir o bem de todos. (DP 9).

Sínodo Indica o caminho feito conjuntamente pelo povo de Deus; remete a Jesus: “Caminho, verdade e vida” (Jo 14,6); os cristãos como “discípulos do caminho” (AT 9,2; 19,9.23; 22,4; 24,14,22); será traduzido preferencialmente por: “caminhar juntos”.

A sinodalidade indica o modus vivend et operandi da Igreja, o Povo de Deus, que manifesta e realiza concretamente o ser comunhão no caminhar juntos, no reunir-se em assembleia e no participar ativamente de todos os seus membros na missão evangelizadora da Igreja.

• CONVERSÃO PARA UMA RENOVADA SINODALIDADE

“Caminhar juntos – leigos, pastores, Bispo de Roma – é um conceito fácil de exprimir em palavras, mas não é assim fácil pô-lo em prática. ” (Discurso do Papa Francisco)

No cumprimento da sua missão a Igreja é convidada a uma permanente conversão; que é também “conversão pastoral e missionária”: consiste em uma renovação de mentalidade, atitudes, de práticas e de estruturas.

“A conversão pastoral para a realização da sinodalidade exige que alguns paradigmas frequentemente ainda presentes na cultura eclesiástica sejam superados, porque exprimem uma compreensão da Igreja não renovada pela eclesiologia de comunhão. Dentre estes: a concentração da responsabilidade da missão no ministério dos pastores; a escassa valorização da contribuição específica e qualificada, no seu âmbito de competência, dos fiéis leigos” (CTI 105 - Comissão Teológica Internacional) .