18 de Agosto de 2022

"Todas as vocações brotam da família"

“Enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos” (Lc 9,2)

Olhando para as Sagradas Escrituras, vemos que Deus suscitou no meio do povo inúmeras pessoas que exerceram um papel preponderante na obra da salvação. No Antigo Testamento temos exemplos como o de Abraão (Gn 12,1-5), Abraão levou consigo toda sua família. Moisés (Ex 3,1-5), Deus chamou: “Moisés! Moisés! Ele respondeu: ‘Eis-me aqui’” Samuel (1Sm 3,1-10), “O Senhor chamou Samuel. Samuel! Samuel! E ele respondeu: ‘Fala, teu servo escuta’” Jeremias (Jr 1,4-10), “Veio a mim a Palavra do Senhor: ‘Antes que te formasse no seio de tua mãe, eu te conheci, antes de saíres do ventre, eu te consagrei e fiz de ti profeta para as nações’. Respondi: ‘Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou apena um menino’. O senhor me respondeu: Não digas ‘sou apenas um menino’, pois irás a todos a quem eu te enviar e dirás tudo o que eu te mandar dizer”. Foram homens simples a quem Deus chamou ao seu serviço e que, embora com medos e resistências, não deixaram de dar uma resposta afirmativa a Ele.
No Novo Testamento, Deus continuou convocando homens e mulheres ao seu seguimento. “Jesus foi a montanha para orar, e passou a noite em oração a Deus. Depois chamou os discípulos” (Lc 6,12-13). Chama também Maria. Diante do chamado, mesmo com dúvidas, ela responde: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Os discípulos deixaram tudo e “imediatamente seguiram o Senhor”.
Em nossos dias Deus continua chamando. Muitos são chamados à vida consagrada, ser padre ou religioso ou religiosa. Mas a grande maioria são chamados à vida em Família. Responder ao chamado é sempre uma decisão que implica muita confiança em Deus.
Além de rezar, as famílias precisam também instruir bem os filhos na fé, para que não confundam a voz suave de Deus que chama ao serviço do Reino, com as diversas vozes do mundo que atraem para uma existência vazia e muitas vezes perigosa e decepcionante. Fazer a vontade de Deus é a única segurança para uma existência feliz.
Vivemos tempos de grandes mudanças. Muitas vozes chegam aos ouvidos dos jovens. Ter os ouvidos sintonizados para as coisas de Deus faz toda a diferença na hora de tomar a decisão. Em todos os tempos Deus chama para ser padre, religioso, religiosa, leigos e leigas para serem no mundo sinal do seu amor. Pense nisso. Responda sim ao chamado de Deus.