07 de Junho de 2022

"X Encontro Mundial das Famílias"

"Amor em Família: vocação e caminho de santidade”

O X Encontro Mundial da Famílias, convocado pelo Papa Francisco, acontecerá de 22 a 26 de junho. O Papa deseja que o Encontro aconteça de forma multicêntrica, ou seja, em Roma e também nas Dioceses ao mesmo tempo.

Em Roma, que será a sede do Encontro, o evento principal, acontecerá com a presença dos delegados das conferências episcopais de todo o mundo, bem como representantes dos movimentos internacionais envolvidos na Pastoral Familiar. A comissão do Brasil da qual eu faço parte, é composta por 5 bispos, 1 padres e 15 casais da Pastoral Familiar. Em cada Diocese é importante organizar eventos semelhantes ao acontecimento de Roma.

A abertura do encontro será dia 22 de junho com a Santa Missa. A sugestão é que em todas as paróquias a celebração da Santa Missa tenha este momento como intenção principal. Seja também rezado pelas famílias da comunidade paroquial. Em nível da Brasil a Comissão Vida e Família da CNBB prevê a celebração de uma missa no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida-SP. A celebração será transmitida ao vivo às 18 horas pela TV Aparecida.

Para os dias seguintes a comissão sugere reflexão e orações sobre o tema dos encontros. Sugestão: dia 23 – o amor familiar; dia 24 – vocação; dia 25 – vida e santidade (neste dia a Santa Missa com o Papa Francisco será transmitida pelas TVs católicas); dia 26 – Angelus e envio das famílias. Neste dia o Papa Francisco faz o envio das famílias e encerra o “Ano Família Amoris Laetitia”. Todos poderão acompanhar pelas TVs católicas e pelo Youtube da Pastoral Familiar (www.vidaefamilia.org.br).

O papa pediu para que cada bispo escrever uma carta aos diocesanos, que deverá ser entregue dia 26, e deverá chegar a todas as famílias da Diocese e ser lida em todas as missas deste dia. Todos os padres poderão dar a bênção às famílias e enviá-las para a missão no mundo.

Nestes dias eu estarei celebrando junto com o Papa Francisco em Roma e lá rezarei por cada família de nossa Diocese. Desde já agradeço aos padres, aos diáconos e a Pastoral Familiar por conduzir estes momentos nas paróquias. São José, nosso padroeiro, interceda graças e bênçãos em favor de todos.