02 de Março de 2022

"Campanha da Fraternidade 2022"

O tema da CF deste ano é: Fraternidade e Educação e o lema é: Fala com sabedoria, ensina com amor (Cf. Pr 31,26). Com frequência quando se fala em educação automaticamente vem à mente a escola, o professor os planos de aula. Tudo isso é muito importante, mas a CF quer avançar mais, quer refletir com maior abrangência sobre este tema: a educação.

Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde reconheceu a disseminação da Covid-19 como uma pandemia. A partir daí tudo mudou na sociedade. Começamos a viver um modo novo de relacionamentos, tivemos que aprender outras formas de comunicação. O mundo da internet avançou assustadoramente, isso atingiu a todos.

Depois de dois anos de pandemia, sentimos a necessidade de retomar e de reconstruir novos projetos. Podemos perceber isso nas famílias, nos espaços escolares, nas organizações empresariais, nos transportes, nas igrejas, nas reuniões de fiéis. O tema de reconstrução é sempre recorrente em tempos de superação das grandes crises. O Papa Francisco nos lembra que “Cuidar do mundo que nos rodeia e sustenta significa cuidar de nós mesmos”. Hoje não é possível pensar num projeto educacional que não leve em contar as pessoas, a família, a fé, a sociedade e a casa comum.

Nos tempos atuais, em que somos convidados a escutar com especial atenção os impactos e as consequências da pandemia da Covid-19, faz-se necessário reconhecer como afetamos e somos afetados por nossas condições frágeis de humanidade. A intolerância, o individualismo, a violência, etc., enfraquecem o sentido do social. Só através da educação é possível construir novas relações. Precisamos aprofundar a educação para se viver em comunhão.

Gostamos de repetir que “os pais são os primeiros educadores dos filhos”. Mas não só: “uma aldeia inteira tem a capacidade de educar”. No século XXI, essa aldeia é formada por uma imensa rede social, que tem abrangência global e provoca um novo jeito de ser e de viver. A Igreja quer ser, nesse novo modo de viver, um espaço de formação: formação de lideranças, de humanidades, de espiritualidades, de convivência social, de celebração da vida e de aprofundamento da fé.

Neste tempo de CF – 2022 é oportuno refletir sobre a educação básica da sociedade. As palavras mágicas: por favor, muito obrigado, que acabaram sendo esquecidas por um grande número de pessoas. A educação da gentileza, “por favor; sente aqui”. A educação no transito: “o motorista também é pedestre”, a direção defensiva; respeitar a faixa de pedestre. A tolerância com os mais fracos. Etc..

“A educação começa em casa”. Já ouvimos isso. E como é verdade. O filho reproduz o comportamento dos pais. Quando a palavra não condiz com o comportamento, vão se por terra toda teoria. Educar é um conjunto de comportamentos e palavras. O resultado disso é a pessoa bem integrada; na sociedade, na família e com ele mesmo. Uma pessoa educada é uma pessoa feliz.