01 de Julho de 2020

"60 anos evangelizando com GRATIDÃO, PAIXÃO E ESPERANÇA"

“Derramarei sobre vós água pura, e sereis purificados” (Ez 36,25)

Essa foi a inspiração bíblica que nos acompanhou neste Ano Jubilar. É importante recordar que na abertura deste ano no dia 16 de junho de 2019 na nossa Catedral São José nós acolhemos as águas de todos os rios que correm pelo território de nossa Diocese. A pia Batismal serviu como fonte de água que jorra sobre nós. Naquele dia renovamos o nosso batismo e o nosso compromisso de evangelizar com Gratidão, Paixão e Esperança.
Depois de organizar as paróquias em redes de comunidades demos o primeiro passo rumo a Iniciação à Vida Cristã. Muitos grupos de introdutores, catequistas e fiéis se organizaram para visitar, cadastrar e abençoar as famílias, conseguimos fazer um grande serviço. Mas, infelizmente por causa do coronavírus, não conseguimos concluir, ficou a sensação de que ainda temos um longo caminho a percorrer.
Com o surgimento da pandemia do coronavírus, do Covid-19 fomos obrigados a fechar nossos templos, a tristeza tomou conta de nossos corações. Como é o Espírito Santo que conduz a Igreja vimos fortalecer o primeiro vinculo que dela recebemos no Batismo de ser Igreja viva, e por ele, vimos despertar a “igreja doméstica” em cada casa.
Todos nós fizemos a experiência de rezar a Santa Missa sem a presença dos fiéis. Porém pelos recursos da mídia, que tanto nos ajuda, podemos chegar a uma multidão incalculável de pessoas.
O Santo Evangelho que ouvimos hoje (Jo 4,5-30) relata o encontro da mulher da Samaria com Jesus quando ela vai à fonte buscar água para saciar sua sede.
Esse encontro com Jesus promoveu uma mudança radical em sua vida. O medo e a vergonha dão lugar a uma missionária destemida de tudo e de todos. Dizia ela “vide ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Será que não é o Cristo? O povo saiu da cidade e foi ao encontro de Jesus. E muitos creram por causa da sua palavra”. Ela tornou-se missionária, certamente de casa em casa, seu testemunho foi tão forte que os vizinhos diziam: “já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo” (cf. Jo 4, 28-30).
Tomados por esta inspiração de encontrar com Jesus água viva, que sacia toda sede, é que estamos aqui, para que, refeitos, abastecidos e renovados possamos continuar a missão de anunciar Jesus o salvador do mundo iniciada por muitos pioneiros que por essas terras passaram. Hoje celebramos 61 anos de caminhada, mas só Deus sabe quantos missionários, religiosos e religiosas, bispos e padres, leigos e leigas construíram essa história. Ao mesmo tempo que agradecemos queremos renovar o nosso compromisso de continuar evangelizando com GRATIDÃO, PAIXÃO E ESPERANÇA nessa porção do povo de Deus que se chama Diocese de Campo Mourão. Amém!