03 de Março de 2020

"Comunidade de Comunidades: Um novo jeito de ser Igreja"

Com desejo de responder ao grande desafio da evangelização nos últimos tempos, nossa Diocese em sintonia com a Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB 2019 a 2023, propõe uma caminhada de fé aos fiéis diocesanos.

Depois de ter organizado as paróquias em rede de comunidades e realizado as visitas missionárias, propomos a todas as pessoas que de uma forma ou de outra participam de uma pastoral, movimento ou serviço um itinerário catequético para fazer o caminho da Iniciação A Vida Cristã.

As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) propõe uma estrutura de evangelização a partir da Comunidade Eclesial Missionária, apresentado a imagem da “casa”, “construção de Deus” (1 Cor 3,9). Essa casa é a comunidade eclesial missionária. Suas portas estão continuamente abertas para o duplo movimento permanente: entrar e sair. São portas que estão continuamente abertas para acolher os que chegam para partilhar suas alegrias e sanar suas dores. Estão igualmente abertas par sair em missão, anunciando Jesus e seu Reino, indo ao encontro do outro, especialmente dos pobres e sofredores. Assim a missão da comunidade é como dois lados da mesma moeda. A comunidade eclesial autentica é, necessariamente, missionária e toda missão se alicerça na vida da comunidade e tende a gerar novas comunidade (DGAE n.7).

A comunidade missionária eclesial é sustentada por quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária.

Nossa Diocese buscando responder a esta proposta oferece a todas as lideranças: Catequistas, Ministros da Eucaristia, CAEP, CPP, RCC, MCC, Mãe Rainha,Ccoordenador de Grupos de Reflxão, Pastoral Familiar, Missionários do Dízimo, Liturgia, Apostolado da Oração, ECC, e todos os demais líderes da igreja um itinerário catequético que leva em conta meditar a Palavra de Deus no pequeno grupo, nas comunidades e em seguida celebrar juntos na Igreja o rito, como propõe o RICA e assim alimentados; do Pão e da Palavra podem partir em missão ao encontro dos outros irmãos que participam, ou ainda não participam, na mesma comunidade. No encontro com o outro, principalmente os mais necessitados exercer a caridade que vai fazer a diferença na ação missionária.

Quero fazer uma comparação simples para entender melhor o que acabei de dizer. Alguém que você conhece explica em detalhes a receita de fazer pão. Depois de toda explicação você pergunta: “E o pão fica bom? ” A pessoa, perita em receita, responde: “não sei, nunca fiz? ”. Não podemos correr este risco, saber toda a receita de conhecer Jesus e sua Igreja e seu “pão”, mas nunca ter feito uma profunda experiência de Jesus da Igreja e do “Pão”.

Quero continuar contando com o empenho e o esforço de todos, pois, juntos podemos chegar longe, sozinhos e separados enfraquecemos e morremos.