Apresentação do 1º Caminho Iniciático de Santiago de Compostela, fora da Espanha, que será realizado em nossa diocese.

18 de Março de 2024

Apresentação do 1º Caminho Iniciático de Santiago de Compostela, fora da Espanha, que será realizado em nossa diocese.

Na manhã dia 15 de março, ocorreu a apresentação do 1º Caminho Iniciático de Santiago de Compostela fora da Espanha, que será realizado em nossa diocese. O evento teve lugar no Centro Catequético de Pastoral da Catedral São José, em Campo Mourão, e contou com a presença de nosso bispo diocesano, Dom Bruno, padres, autoridades locais e estaduais, bem como representantes de empresas e entidades de Campo Mourão e da região.

O propósito da apresentação foi mostrar o conceito do Caminho Iniciático e a razão pela qual a diocese de Campo Mourão ser escolhida para ser o primeiro fora da Espanha, além de conscientizar sobre o que ainda falta para iniciarmos oficialmente a peregrinação, que atenderá peregrinos locais, brasileiros e internacionais.

Para Dom Bruno, objetivo da reunião foi o de “despertar as lideranças, o poder público dos municípios e do estado, para as demandas relacionadas à estrutura do Caminho Iniciático, como as placas de sinalização necessárias para iniciar as peregrinações, além das estruturas de dormitórios e sanitários. Essas estruturas são fundamentais para que os peregrinos tenham uma experiência gratificante”.

O trajeto do Caminho Iniciático tem 104 km e ligará os municípios de Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Barbosa Ferraz e Fênix. Durante toda a rota, os peregrinos terão a oportunidade de contemplar espaços sagrados de nossa diocese, como capelas, paróquias e santuários, bem como desfrutar da natureza da região, com cachoeiras, matas e uma rica diversidade de fauna e flora.

Ruben Moyano, coordenador do evento e grande articulador do projeto, expressou esperança de que todos reconheçam a importância desse Caminho em nossa região. “Após a apresentação, espero que todos percebam a relevância desse projeto sustentável e inovador, que não apenas beneficia nossa região diocesana, mas também todo o Paraná e o Brasil”.

Após a apresentação, Dom Bruno Versari e os padres Adilson Naruishi, Gaspar Gonçalves, Waldir Romero, acompanhados de algumas lideranças, percorreram os 104 quilômetros de carro, saindo de Campo Mourão até a Vila Rica do Espírito Santo, em Fênix, para um reconhecimento do trajeto e da estrutura que abrigará o Caminho Iniciático.