NOTA DE FALECIMENTO – PE. JOÃO DONISETTI PITONDO

22 de Stembro de 2023

NOTA DE FALECIMENTO – PE. JOÃO DONISETTI PITONDO

A Diocese de Campo Mourão lamenta o falecimento do Padre João Donisetti Pitondo, ocorrido na primeira hora (1h30min) desse dia 22 de setembro, votivo de Santa Rita.

Padre Donisetti disse certa vez:

Eu sempre gosto de perceber o olhar de Jesus: um olhar de quem ama, abençoa, acolhe (Homilia 21º Domingo TC)

Sempre que escuto a Palavra, me pergunto, o que Deus quer me ensinar hoje? E peço, Senhor, eu quero ser fiel, eu quero viver suas promessas, eu quero testemunhar esse amor de Jesus dado a mim (Homilia 14º Domingo TC).

CAUSAS DO FALECIMENTO

No dia 07/09, o padre, teve um mal-estar (suspeita de virose); no dia 10/09 foi para o hospital com fraqueza (tomar soro e vitamina); no dia 15/09 teve indisposição novamente (com sinais de sangramento). Na ocasião foi para o hospital Paraná, em Maringá, fazer exames e ser medicado. Lá ficou internado para melhor acompanhamento. No dia 17/09 precisou ser encaminhado para a UTI, por indicação médica, ficando em observação. Estava acometido de uma alta bactéria. No dia 19/09 precisou receber oxigênio, pois a saturação estava muito baixa. No início da noite do dia 20/09 precisou ser entubado, pois seu estado clínico obteve piora. No dia 21/09 os órgãos começaram a ficar comprometidos, ocorrendo a falência múltipla dos órgãos.

HISTÓRICO DE VIDA DO PADRE JOÃO DONISETTI PITONDO

O Pe. João Donisetti Pitondo é filho de Luzia Lopes Pitondo e José Pitondo Filho. Nasceu na cidade de Umuarama-Pr em 09/09/1964, e foi batizado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Icaraíma-PR, em 12/10/1964 (até então pertencente à Diocese de Campo Mourão. Atualmente pertence à Diocese de Umuarama).

Ingressou no Seminário Diocesano São José em Campo Mourão, por volta do ano de 1983 (± 19 anos), ao tempo de ingresso era considerado vocação adulta. Estudou nos Seminários Nossa Senhora da Glória em Maringá, Nossa Senhora Maria Mãe da Igreja em Toledo onde cursou Filosofia, e no Seminário Paulo VI de Londrina-PR onde cursou Teologia.

No dia 26/07/1989 recebeu o Ministério do Leitorato e em 04/07/1990 o Ministério de Acólito.

Foi ordenado Diácono em 11/10/1992, na Paróquia Nossa Senhora do Caravággio, pela imposição das mãos de Dom Virgílio de Pauli, e ordenado Sacerdote em 08/12/1992 na Paróquia Cristo Rei em Lindoeste-PR, Arquidiocese de Cascavel, também pelas mãos de Dom Virgílio de Pauli.

No início de 1993 foi nomeado como Administrador Paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia em Barbosa Ferraz e em 28/11/1993 tornou-se pároco da referida paróquia. Exerceu seu ministério pastoral de 1993 a 2017 nesta paróquia que em 22/11/1998 foi elevada à dignidade de Santuário Diocesano de Santa Rita de Cássia onde o Pe. Donisetti passou a ser o seu primeiro reitor.

No dia 02/07/2006 o Pe. Donisetti foi nomeado como Administrador Paroquial da Paróquia Divino Espírito Santo de Fênix e foi exonerado em 26/01/2007.

Foi nomeado Ecônomo da Diocese de Campo Mourão em 10/08/2018 e em 22/01/2020 foi nomeado Reitor do Seminário Propedêutico São José em Campo Mourão, ambas funções ocupava até este momento.

Possuía uma profunda devoção à Santa Rita de Cássia, Padroeira do Santuário e da Cidade de Barbosa Ferraz. Junto às lideranças da comunidade realizou intensas atividades e manifestações a fim de que a paróquia fosse elevada a dignidade de Santuário. Tornou-se assim, o precursor do avivamento dos peregrinos do Santuário, trabalhando incansavelmente para que o Santuário tivesse a estrutura que tem hoje.

Exerceu um papel fundamental também, no lar de Idosos Santa Rita de Cássia em Barbosa Ferraz. Por seu esforço e dedicação, junto aos colaboradores, pode possibilitar o cuidado e a dignidade da vida de muitos idosos ao longo desses anos. Mesmo estando em Campo Mourão, continuava presente nas ações do Lar, ofertando seu apoio o trabalho.