Corações ardentes, pés a caminho. Seminaristas realizam missões em Goioerê.

24 de Julho de 2023

Corações ardentes, pés a caminho. Seminaristas realizam missões em Goioerê.

Impulsionados pelo lema do ano vocacional, os seminaristas de nossa diocese realizaram mais uma missão em meio ao povo de Deus. As missões dos seminaristas acontecem duas vezes por ano durante as férias e faz parte do processo formativo dos futuros presbíteros da diocese.

A primeira missão do ano 2023 aconteceu entre os dias 15 a 23 de julho na cidade de Goioerê, precisamente nas paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a Cristo Redentor.

O Papa Francisco fala da Igreja em saída, e com isso, as missões dos seminaristas é uma resposta a esta inquietação do Papa como também de toda da Igreja, para se estar no meio do povo de Deus, conhecendo a realidade e as inspiração que o Espírito Santo suscita, pois sempre o Espírito Santo chega primeiro e abre os caminhos para que a Igreja possa ser casa de acolhida no meio do povo.

Durante a Missão, os seminaristas conheceram as lideranças de cada paróquia e os trabalhos desenvolvidos para os bem da comunidade, como também estiveram com o povo de Deus em suas casas, falando com as pessoas, buscando compreender cada realidade, cada família e o jeito de ser católico do povo, ainda mais, enviados pela Igreja abençoaram as casas e as famílias, rezaram pelos enfermos, idosos, jovens e crianças.

Durante as Missões, foi oferecido para as lideranças, algumas formações, onde compartilharam o testemunho vocacional, e o mais importante, rezaram junto com o povo de Deus.

As Missões é um momento profundo de aprendizado e formação que proporcionou aos nossos seminaristas crescimento humano e espiritual, atualizando-os à realidade do povo para melhor servir como discípulos de Cristo as pessoas e a Igreja no chamado a vocação presbiteral, “Porquanto, todo sumo sacerdote, sendo escolhido dentre os homens, é designado para representá-los em questões relacionadas com Deus, a favor da humanidade, a fim de oferecer tanto dons quanto sacrifícios pelos pecados. Ele é capaz de compadecer-se dos que não têm conhecimento e se desviam, considerando que ele mesmo está rodeado de fraqueza” (Hb 5,1-3).

Durante a missão um seminarista relata que “conhecer a realidade das pessoas é se ver nela também, pois somos chamados para evangelizar neste tempo com os desafios de hoje”.

A Missão proporciona aos seminaristas este olhar de dentro das situações, para assim, buscar o melhor discernimento para a vocação que foram chamados.

Os seminaristas concluíram a semana de missão felizes e agradecidos pela vivência, aprendizados, recepção e acolhimento das comunidades, como também de seus párocos padre Aédio Pego, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e padre José Gonçalves, da Paróquia Cristo Redentor.