Palavra do Dom Bruno durante a primeira vacinação contra o COVID-19 em Campo Mourão

20 de Janeiro de 2021

Hoje, no dia de São Sebastião, iniciou a  primeira fase da vacina em Campo Mourão. Nesse primeiro momento, o município recebeu 1329 doses para imunizar inicialmente os trabalhadores da saúde. Durante o evento que aconteceu no Colégio Estadual Marechal Rondon, estavam reunidos algumas autoridades. A servidora pública municipal Marisa Galdino, auxiliar de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foi a primeira imunizada contra a COVID-19 e a segunda imunizada foi a médica pneumologista Bianca Pasquini Galinari, do Hospital Santa Casa. Antes desse momento,  Dom Bruno foi convidado a dar uma palavra e após saudar o prefeito e as demais autoridades presente, iniciou:

“Eu venho para junto com vocês parabenizar a ciência em primeiro lugar. Os cientistas, em tempo recorde, produziram uma vacina para esse vírus.  Agora, prefeito, secretário, a gestão é outro nível. Agora compete aos gestores também em tempo recorde, fazer a vacina chegar para que todos tenham acesso. Eu lembro que lá do 19 de março do ano passado, quando nós também fechamos as igrejas, para a questão do vínculo distanciamento social. Quero dizer que não foi só a Igreja Católica, mas foram as outras igrejas também. E nós ficamos como Moisés com as mãos levantadas. Quando Josué chegou a terra prometida tinha um grande desafio pela frente. Enquanto Moisés ficava com a mãos levantadas, o povo vencia.

E aqui faço uma referência aos profissionais, aos servidores da saúde em todos os níveis. Enquanto eles estavam trabalhando, nós estávamos de mãos levantadas . Esse era o nosso desejo. Nós não podíamos fazer mais porque nós não podíamos estar a frente. Nós admiramos muito vocês. Nós temos uma admiração e um orgulho de poder contar com a garra de vocês. Muito obrigado servidores da saúde. Trabalhadores incansáveis. Não há necessidade de relatar o sofrimento por qual vocês passaram. Mas eu quero dizer que de nossa parte e de outras igrejas também nós estávamos de mãos levantadas, implorando a Deus que este momento chegasse. Que a ciência nos proporcionasse este momento.

E assim com muita humildade quero convidá-los, porque a oração nos guiou durante este período, invocando a Deus que despertasse nos nossos cientistas, a descoberta desta vacina e eles, trabalhadores incansáveis, chegarem num tempo recorde a esta vacina, a este imunizador que agora começa a ser aplicado. Se me permitam gostaria de repetir com os senhores , com a imprensa, com as pessoas que nos acompanham, com os servidores, louvar a Deus por estas pessoas que não mediram esforços no trabalho, cuidando dos doentes, cuidando dos enfermos, as vezes largando a família, sendo privados de muitas coisas da vida para poder atender os doentes do Covid. Me permitam na liberdade de irmão entre irmãos mais uma vez invocar a Deus e lembrando a imagem de Moisés enquanto ele estava de mãos levantadas o povo vencia. Quem quiser, quem sentir na liberdade de levantar as mãos, lembrando este gesto lá atrás na história bíblica para que estes servidores continuem vencedores, para que não desanimem, para que sejam encorajados, fortalecidos na fé, e que Deus os ilumine sempre e os encoraje e os fortaleça nesta missão. Juntos façamos esta oração Pai Nosso.... Deus de todas as bênçãos, abençoai todos os servidores, abençoai todas as pessoas que dedicam a sua vida para salvar vidas , abençoai os cientistas, abençoais os gestores para que possam proporcionar vacina para toda a nação, para todas as nações. Dignai e abençoai todos nós. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém."