Padre

Dom Bruno Elizeu Versari (Atual)

Nascimento: 30/05/1959

Data de Posse 06/12/2017

Ordenação Episcopal: 25/06/2017

Ordenação Sacerdotal: 03/01/1988

Reside em: Campo Mourão

Bruno Elizeu Versari, filho de Maria de Lourdes Fiorotto Versari, (in memoriam), e de Ângelo Versari, nasceu no dia 30 de maio de 1959, na cidade de Cândido Mota, Estado de São Paulo. Terceiro entre os irmãos Rita, Terezinha, Sônia, Aparecida, Roberto, Claudio, Osmar, Oscar e Luiz. Tendo vivido o início da sua infância no Estado de São Paulo, com a família veio para o Estado do Paraná, residindo em Ivatuba, Floresta e Campo Mourão, no Distrito de Piquirivaí.

Os estudos primários foram feitos em Água Caxias, município de Cândido Mota, o ginasial em Ivatuba e Floresta e os estudos colegiais em Maringá.

No ano de 1980, marcado pelo testemunho de São João Paulo II e impulsionado pelo chamado Divino, entrou no Seminário Propedêutico em Maringá, tendo como reitor Padre Nunzio Reghenzi.

Em fevereiro de 1981 iniciou os estudos filosóficos na Pontifícia Universidade Católica em Curitiba, residindo no seminário “Comunidade Emaús”, tendo como reitor o Padre Diniz Mikozz.

Os estudos teológicos foram feitos no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina, entre os anos 1984 a 1987, tendo como reitor os padres Vitor Gropelli e João Brás de Avis.

Os ministérios de Acólito e Leitor foram recebidos na Catedral Nossa Senhora da Glória, em Maringá, no dia 2 de julho de 1985, e a Admissão às Ordens Sacras, na mesma Basílica, no dia 15 de março de 1987.

Dom Jaime Luiz Coelho presidiu a Celebração Eucarística de sua ordenação diaconal, juntamente com Israel Zago e Jair Aparecido Favoreto, no dia 5 de julho de 1987 e a sua ordenação presbiteral no dia 3 de janeiro de 1988, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Floresta.

No exercício do seu ministério presbiteral atuou como vigário na Paróquia Santa Maria Goretti, entre os anos 1988 a 1990; período em que também colaborou na formação dos seminaristas no Seminário de Filosofia Nossa Senhora da Glória, em Maringá.

No período de 1990 a 2009 foi pároco da recém criada Paróquia Santa Isabel de Portugal, em Maringá, sendo posteriormente transferido como pároco, no dia 23 de agosto de 2009, da Paróquia Santa Maria Goretti, em Maringá.

Durante o exercício paroquial contribuiu com a Arquidiocese Maringá na função ecônomo arquidiocesano, de 2001 a 2009, Vigário Geral, de 2011 a 2015, e membro do Colégio de Consultores e do Conselho de Presbíteros, entre os anos 2000 a 2009. No dia 10 de abril de 2015 foi eleito diretor da Rádio Colméia de Maringá.

Durante a sua vida presbiteral não deixou de participar da vida diocesana e social na Arquidiocese de Maringá, com presença assídua nos encontros e estudos e dedicando-se à sua formação: especialização em Educação Especial, pela ASSINTEC, nos anos 1993 a 1994; pós graduação em Teologia Bíblica, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Maringá, entre os anos 2011 a 2013, e pós graduação em Teologia Bíblica – Novo Testamento, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Maringá, entre os anos 2014 a 2016.

No dia 19 de abril de 2017 o Papa Francisco comunicou a sua nomeação como Bispo Coadjutor da Diocese de Campo Mourão.

Na Celebração Eucarística do dia 25 de junho de 2017, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, em Maringá, recebeu a ordenação episcopal, tendo como bispos ordenantes Dom Anuar Battisti, Dom Francisco Javier Delvalle Paredes e Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger.

No dia 09 e julho de 2017, foi apresentado à diocese de Campo Mourão e tomou posse canônica como bispo coadjutor da igreja diocesana.

Aos dias 06 de dezembro de 2017, com a aceitação da renúncia de Dom Francisco Javier, pelo Papa Francisco, dom Bruno assume oficialmente a função de bispo diocesano.